segunda-feira, 25 de julho de 2011

1° Congresso Ayahuasqueiro Ecumênico e Preparo

Caros amigos, 

A Sociedade Panteísta Ayahuasca teve a satisfação de promover em sua sede o "1° Congresso Ayahuasqueiro Ecumênico e Preparo" que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2011. O evento teve 55 inscritos, entre membros da Sociedade Panteísta Ayahuasca (PE), integrantes do Centro Espiritualista Estrela do Oriente (BA), Associação Espiritualista União do Vegetal (PE), Grupo Ayahuasca Consciência (SP) e amigos vindos do Ceará e Piauí.

Pioneiro no país, o congresso reuniu integrantes de diversas vertentes ayahuasqueiras que possuem crenças, rituais e opiniões diferentes, mas, que têm um importante laço em comum: comungam do mesmo chá. Visando o ideal ecumênico, de aproximação, cooperação, buscando a superação das diferenças, foi possível realizar um encontro harmonioso, cultural, significativo, que foi além das expectativas e deixou indícios de continuidade.

O "1° Congresso Ayahuasqueiro Ecumênico e Preparo" foi permeado por cerimônias, abriu espaço para a troca de conhecimentos, música, exibição de vídeos, aulas de yoga, aikido, etc. As atividades fluíram em meio à intensa dedicação e trabalho. Todos os participantes ajudaram no preparo da ayahuasca, feito de forma continuada, cozinhando dia e noite sem parar. 

Em quatro turnos, 12 pessoas se revezaram para cortar a Chacrona e o Mariri, acondicionar os vegetais, lavar, triturar, pesar, cozinhar, concentrar, decantar e, por fim, envasar o chá. Tudo operado de acordo com regras bem definidas em termos de quantidade de plantas por panelas, tempo exato de cozimento, intensidade do fogo, etc. Sempre mantendo a visão de conjunto. A força tarefa permitiu um grande cozimento, no total, foram cozidos 600 kg de cipó, o que resultou em 400 litros de chá!

O trabalho só não foi maior que a satisfação vista nos olhos, sorrisos, palavras daqueles que estiveram presentes e fizeram o evento acontecer. Agradecemos em especial o presidente da Sociedade Panteísta Ayahuasca, Régis Alain Barbier e sua esposa Renée pela admirável iniciativa, disposição, dedicação e carinho ao receber tantas pessoas. Foram mais de 23 dias de organização do espaço, logística para o translado, hospedagem e alimentação.

Com o intuito de socializar fotos, vídeos, músicas, textos, depoimentos, experiências adquiridas no primeiro e nos futuros congressos ayahuasqueiros ecumênicos criamos o blog "Cultura da Unicidade", um espaço destinado à troca, à reafirmação de respeito e amizade entre aqueles que compartilham da sabedoria da natureza advinda da ayahuasca.

Ecumenismo, origem e sentido

Em grego a palavra ‘casa’ se traduz como ‘oikos’ - lembrando oka dos tupi guaranis - lugar onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas desfrutem de bem-estar... A longo do desenvolvimento da cultura ocidental, o latim e o grego se misturaram formando neologismos, sufixos, prefixos e raízes hibridas. Conhecer algumas dessas palavras esclarece sentidos mais originais e profundos.

Existe um sufixo grego ‘-umene’ e um similar latim ‘-ume’ (esse pouco usado) que reúnem a ideia ampla de ‘função’, ou condição, ao conceito mais concreto de ‘coletivo’, com intensificação: ex.: ‘cardume’: grande quantidade de peixes formando um conjunto, uma unidade. A palavra ‘oiko’, acrescida desse sufixo universalizador, forma a palavra grega ‘oikoumene’ de que, a partir do século quatro, deriva a palavra ecumênico.

Portanto, de acordo com a sua origem, o termo aponta a ampliação dessa cordialidade caseira, suscitado um convívio virtuoso em que predomina a amizade, pronau do amor, fundamento essencial e regente da verdadeira espiritualidade – não direciona para a formação de um pot-pourri reduzido, ou ‘esperanto’ de tendências doutrinarias. Portanto, ecumenismo, quando justamente compreendido, é um gesto de amizade que permite deslocar na periferia as divergências teleológicas e doutrinárias, colocando no centro, no coração, o que é essencial.

Demonstrar a aptidão de superar as divergências socioculturais, filigranas doutrinarias e políticas derivadas, num enredo central promovendo um convívio civítico e amizade cordial, uma universalização mística celebrando o sublime, é o fundamento da agremiação por nós promovida e simbolizado por uma oka. 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Poesia místico naturalista

Quem não gosta de poesia?

Estamos abrindo um espaço aqui no blog para publicar trechos poéticos de inspiração naturalista religioso ou místico naturalista, isto é, panteístas...

Vejam alguns trechos sugeridos:

Por Diego Fuertes Álvarez

"Há algo em nós que luta contra
O tempo,
Que sobe rio acima,
Que braceja,
Que quer abrir portas,
Que deseja dissipar todas as névoas.
A águia encontra o sol."

Num meio-dia de Primavera – Poemas de Alberto Caeiro
Por Fernando Pessoa

"A Criança Eterna acompanha-me sempre.A direcção do meu olhar é o seu dedo apontando.O meu ouvido atento alegremente a todos os sons
São as cócegas que ele me faz, brincando, nas orelhas"
Envie sugestões e participe!

Grupo do Centro Espiritualista Estrela do Oriente (BA) e amigos